Saldo de empregos triplica em Araraquara-SP

Araraquara é a 29a no ranking de 50 municípios que mais geraram emprego no País em abril

Por Richard Selestrino


Funcionários da usina Santa Cruz: indústria puxou o crescimento das contratações com carteira assinada; no destaque (acima), o gerente do Ciesp, Carlos AielloFuncionários da usina Santa Cruz: indústria puxou o crescimento das contratações com carteira assinada; no destaque (acima), o gerente do Ciesp, Carlos Aiello


No mês de abril, o saldo de contratações – diferença entre admissões e demissões – com carteira assinada, em Araraquara, triplicou em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. A cidade registrou 4.981 admissões e 3.599 demissões, resultando no saldo de 1.382 novas vagas – crescimento de 2% na comparação com março de 2011 e de 270% sobre abril do ano passado, quando foram registradas 3.294 contratadas e 2.922 demitidas.

O desempenho coloca a cidade na 29ª posição entre os 50 municípios com maior saldo de geração de empregos no País, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), esse foi o melhor desempenho dos últimos quatro anos.

A indústria da transformação foi a maior geradora de vagas, com saldo de 1.350 postos de trabalho – 1.926 contratados e 576 demitidos -, 8,17% acima do registrado em março no setor.

Márcio Luis da Silva, de 27 anos, é um dos sortudos. Ele foi contratado no mês passado, no setor de balanças de uma usina de cana-de-açúcar, após participar de uma seleção com outros dez candidatos. “Fiquei desempregado apenas um mês”, comenta.

Setor alimentício

Segundo Carlos Aiello, gerente regional do Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp), a performance da indústria era esperada para este período do ano, quando a demanda por trabalhadores é maior devido ao início da moagem nas usinas de cana-de-açúcar e empresas alimentícias. “A indústria vem respondendo a uma demanda significativa de produção e vemos isso claro no crescimento das exportações na cidade”, conclui.

Na última semana, o Ciesp mostrou esse crescimento com a geração de 5.100 novas vagas, em 34 cidades da região de Araraquara. A área de alimentos contratou cinco vezes mais em abril e respondeu por 25,63% do total de vagas geradas no mês.

O desempenho dos demais setores foi regular. O comércio, por exemplo, fechou o mês com saldo de sete contratações – demitiu 910 e admitiu 917. A construção civil oscilou negativamente, com 386 admissões e 409 desligamentos. O mesmo ocorreu com o setor de serviços – 1.559 vagas abertas para 1.567 fechadas.

Neste ano, foram 4.564 novas vagas

Entre janeiro e abril deste ano, o saldo de contratações em Araraquara também foi positivo – ficou em 4.564 novas vagas. No período, o Ministério do Trabalho registrou 17.802 admissões e 13.238 demissões. No ano passado, a cidade contratou menos e demitiu mais – 14.642 e 13.277, respectivamente.

De acordo com o MTE, a região Sudeste liderou as contratações no País, com 190.057 novos postos de trabalho com carteira assinada em abril. Somente o Estado de São Paulo contribuiu com 119.133 empregos no quadrimestre.

No Estado, a expansão deveu-se, principalmente, à geração de empregos nos setores de serviços, responsável pela abertura de 43.935 postos. Em seguida, vem a indústria, com 37.365 vagas; agropecuária, com 19.691 empregos; e comércio, com 10.688.

Fonte: Araraquara.com

“Notícias | Economia” – Publicado em 19/05/2011 às 02h40

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s