Salário médio mariliense é de R$ 1,6 mil, diz pesquisa

Levantamento do IBGE mostra que a cidade tem 52 mil trabalhadores assalariados e mais de 9 mil empresas, entre unidades públicas e privadas

Felipe Barduchi/Agência BOM DIA
O frentista Nelson Rodrigues, 38, conta com a ajuda da esposa para manter as contas da casa: “De outra forma, seria difícil”
O frentista Nelson Rodrigues, 38, conta com a ajuda da esposa para manter as contas da casa: “De outra forma, seria difícil”

Danielle Gaioto
Agência BOM DIA

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a remuneração média do trabalhador mariliense é de 3 salários mínimos por mês, o que gera um ganho atualizado de aproximadamente       R$ 1,6 mil mensais.

Os números são baseados nos ganhos dos trabalhadores empregados em uma das mais de 9 mil empresas (privadas e públicas) existentes na cidade. De todas as áreas empregadoras, as que pagam os melhores salários estão concentradas nas áreas de atividade financeira (6,8 salários, em média), educação (4,7), saúde humana (4,3) e indústria de transformação (3,2).

“Seguindo o preceito do governo federal, podemos dizer que a classe predominante de Marília hoje é a C, que por acaso é a que mais tem crescido e contribuído para o consumo do país”, avalia o economista Eduardo Rino.
De acordo com ele, a construção civil também vem tendo papel importante nos últimos meses, o que deve se refletir nas próximas pesquisas. Contudo, o ganho salarial dos trabalhadores de todos os outros ramos vai depender do empenho dos sindicatos em manter os ganhos reais.

Com salário mensal ligeiramente abaixo da média mariliense, o frentista Nelson Rodrigues, 38, diz que tem de se virar para conseguir pagar as contas e manter a casa.

“A minha sorte é que minha esposa é autônoma e contribui muito para o complemento da renda. Mesmo assim não é fácil. Se vivêssemos apenas do meu salário, seria muito complicado”, diz.

Fonte: RedeBomDia.com.br

“Bom Dia | Política” – Publicado em 27/05/2011 às 09h06

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s