Greve ameaça produção nacional do setor de frigoríficos

Uma ameaça de greve de 500 mil empregados é o problema que os empresários já começam a lidar

<a id="” href=”http://www.midianews.com.br/imagens/noticias/4/D971549F6F5A4463A0EF2F38B44C4DCB_imagem20frigorifico18082011171449.jpg&#8221; rel=”lightbox”>

PORTAL DO AGRONEGÓCIO

A greve, que deve começar no dia 23 de setembro, atingirá principalmente os estados de maior produção como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, refletindo no abastecimento de produtos dentro e fora do país.

A proposta, elaborada por mais de 60 entidades sindicais, reivindica a aprovação do piso salarial de R$ 1 mil e a adoção de uma Norma Regulamentadora que prevê alternativas de segurança e saúde para a categoria.

A pauta será encaminhada para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na tentativa de abrir as negociações. Caso não se obtenha consenso, os dirigentes sindicais iniciarão uma mobilização nacional que poderá culminar em greve geral do setor até a realização do Congresso Nacional da categoria, em 23 de setembro.

Além de dar maior visibilidade às necessidades dos trabalhadores de frigoríficos, o presidente da CNTA, Artur Bueno, acredita que com a aprovação da resolução discutida em assembleia os frigoríficos também poderão ser beneficiados com a redução da rotatividade de mão de obra e com o aumento da qualidade dos produtos a partir de condições mais dignas de trabalho. De acordo com ele, as negociações irão depender do bom senso das indústrias.

De acordo com o procurador regional do Trabalho da 24ª Região, Hiran Sebastião Meneghelli, uma das principais dificuldades enfrentadas pela categoria na Justiça diz respeito à concessão de intervalos. Apesar de a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prever o descanso de 20 minutos a cada 1h40 de trabalho aos trabalhadores expostos a baixas temperaturas, brechas legais favorecem o interesse das empresas.

Fonte: MidiaNews.com.br

“Agronegócio | Paralização à vista” – Publicado em 18/08/2011 às 21h15

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s