Salários oferecidos por serviços públicos atraem uma multidão de interessados

Dependendo da vaga, salários variam de dois a 22 mil reais.

Graziela Azevedo

São Paulo

Só em uma sala de cursinho para concursos são noventa pessoas estudando. O objetivo dos alunos é passar em um concurso que deve acontecer em dezembro, para técnico do Tribunal Regional Eleitoral com salário inicial de 4.674 reais.

Veja alguns exemplos de concursos abertos:

No Mato Grosso são vários cargos em todos os níveis com salários que chegam a quase 2.300 reias. No Ceará estão precisando de eletricistas a advogados com salários de dois a sete mil reais.

Em Brasília assistentes e analistas podem ganhar até 11.896 reais. E o candidato a juiz do Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro pode sonhar com o salário de quase 22 mil reais.

A Constituição de 1988 tornou obrigatório o concurso para a ocupação dos cargos públicos. Do carteiro ao médico, do coveiro ao juiz, todos têm que fazer as provas.

E claro, quanto melhor o salário menor o número de vagas, mais difícil é o concurso e mais o candidato tem que estudar, mas a recompensa pode ser muito boa.

“Se recomenda cerca de cinco horas de estudos por dia, uma média de trinta horas semanais para estar adequadamente dentro da realidade de exigência para cada concurso público”, comenta José Luis Romero, diretor de curso preparatório para concursos.

Além de português, exigido em todas as provas, cultura geral, informática e matérias específicas da cada área, os candidatos podem enfrentar questões bem estranhas, verdadeiras pegadinhas. Por exemplo: Quem sabe qual é o coletivo de borboleta? Ou quantas linhas têm o Excel? Mas para alívio geral elas são exceção.

“Não são provas fáceis, são difíceis de passar para quem estuda com antecedência com planejamento e com comprometimento, impossível de passar para quem não tenta. Agora, ele tem que estudar”, declara Romero.

Fonte: G1.com

“Jornal Hoje” – Publicado em 24/08/2011 às

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s