Greve dos aeroportuários será mantida até sexta (21/10)

Governo recorreu à Justiça para impedir o movimento, mas TRT o considerou legal. Categoria quer evitar desemprego em caso de privatização de aeroportos

André Vargas
Vista do Aeroporto de Viracopos, em CampinasVista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Divulgação/Infraero)

Os funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) decidiram manter até esta sexta-feira a greve iniciada na manhã desta quinta nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.  A categoria é contrária à privatização dos aeroportos brasileiros. Para tentar interromper o movimento, o governo, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), entrou com uma representação na Justiça, mas o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerou a greve legal.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, considerou a postura do governo “traiçoeira” na condução das negociações.  “Fomos negociar e o governo não nos apresenta nada concreto e ainda tenta nos atacar”, reclamou.

Temor – Os trabalhadores querem garantia de emprego após a conclusão do processo de concessão dos aeroportos. O governo oferece prazo até 2014, mas o sindicato quer até 2020. Outro temor é o de transferências obrigatórias dos trabalhadores dos principais aeroportos, que serão concedidos à iniciativa privada, para aeroportos menores no interior do Brasil.

O sindicato estima que o índice de adesão ao movimento é de 95% em Campinas, 90% em Brasília e 80% em Guarulhos. A entidade optou por paralisar só o transporte de cargas para não prejudicar os passageiros.  E registrou que mais de 900 toneladas de carga deixaram de ser despachadas só no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Na próxima quarta-feira, sindicato e governo farão nova reunião em Brasília. A esperança é que a presidente Dilma Rousseff acompanhe a negociação de perto.

Fonte: Veja.abril.com.br

“Revista Veja” – Publicado em 20/10/2011 às 21h06

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s