Líder brasileiro rejuvenesce em 5 anos

EDSON VALENTE
EDITOR-ADJUNTO DE SUPLEMENTOS

Homem na faixa dos 30 aos 47 anos, formado em administração. Versátil, é consciente de seus pontos fortes e fracos; fica entre quatro e seis anos na mesma empresa.

Esse é o perfil predominante do executivo procurado e contratado pelas companhias para cargos de presidente, diretor, gerente e coordenador ou supervisor, segundo pesquisa feita pelo Datafolha entre agosto e setembro deste ano na cidade de São Paulo.

Foram entrevistados 56 profissionais de recursos humanos responsáveis por selecionar esses executivos.

Uma das principais conclusões é o rejuvenescimento dos ocupantes dessas posições nas empresas em relação a cinco anos atrás, na percepção dos respondentes. Diretores, por exemplo, tinham 44 anos, em média; atualmente têm 41. A idade média dos gerentes caiu de 37 para 34 anos.

Outro recorte relevante diz respeito à proporção entre homens e mulheres. Apesar de haver uma maior demanda por eles (61%) do que por elas (4%) nos processos seletivos, observou-se que o sexo feminino ganhou espaço nos últimos anos, sobretudo em cargos de gerência e coordenação ou supervisão.

Se a prevalência dos homens entre os selecionados para funções de coordenação e supervisão foi citada por 20% dos recrutadores, no caso dos presidentes a supremacia masculina vai a 84%.

Foi verificado ainda que as organizações estão à caça de líderes. A competência mais requisitada (43%), de acordo com os entrevistados, é a capacidade de liderança.

Foco em resultados (25%) e visão estratégica (23%) também foram aspectos bastante mencionados. Por outro lado, a falta de visão estratégica foi apontada como uma das grandes deficiências dos executivos brasileiros (16%).

Fonte: Folha.com

“Folha Classificados” – Publicado em 09/11/2011 às 07h09

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s