Brasil já é o terceiro País em número de empreendedores

Pesquisa traçou o mapa do empresariado em 54 países; China e Estados Unidos lideram o ranking

RENATO JAKITAS, ESTADÃO PME
Felipe Rau/AE
Felipe Rau/AE
Brasil conta com 27 milhões de donos de empresas, contra 369 milhões da China e 39 milhões nos EUA

Com 27 milhões de empresários ou de pessoas que se dizem envolvidas na criação de um negócio próprio (um em cada quatro indivíduos adultos), o Brasil já o terceiro maior mercado do mundo em número de empreendedores. A conclusão faz parte do relatório Global Entrepreneurship Monitor, levantamento anual tocado por meio de uma força-tarefa entre instituições de ensino e de pesquisa de 54 países, considerado o principal mapa do empreendedorismo do planeta.

Na frente do Brasil estão os Estados Unidos, com 39 milhões de empresários, e a China, que lidera com folga o ranking, dona de um mercado com 369 milhões de empreendedores.

Além de contabilizar os empresários, a pesquisa também traça um mapa com as principais características do empreendedorismo em cada um dos países analisados, considerando tanto os negócios formais quanto os informais. Foram ouvidas pessoas entre 18 e 64 anos.

No Brasil, mais da metade dos empresários (14,4 milhões) têm entre 25 e 44 anos. Outros 3,4 milhões têm até 24 anos. Seis milhões estão na faixa de 45 a 54 anos, e 3,3 milhões têm mais de 55 anos. A renda mensal obtida por metade dos empreendedores chega a, no máximo, três salários mínimos. Um terço deles fatura entre três e seis salários mínimos e menos de 15% tira mais de seis salários mínimos por mês com o próprio negócio.

A participação das mulheres também é destaque no País. De cada 100 empreendimentos iniciais, 49 têm comando feminino. A média desse grupo, nos 54 países pesquisados, é de 37 empreendedoras para cada 100. Elas preferem negócios como estética e tratamento de beleza, comércio de vestuário, fornecimento de comida preparada e confecções. Já os homens gostam mais de atividades ligadas à manutenção e reparação de veículos automotores, minimercados, lanchonetes e similares, e transporte de passageiros.

Fonte: pme.estadao.com.br

ESTADÃO PME » INFORMAÇÃO » NOTÍCIAS” – Publicado em 03/07/2012 às 16h 10

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s